March 26, 2019

February 28, 2019

May 23, 2018

November 11, 2017

October 7, 2017

September 23, 2017

September 13, 2017

August 11, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

A criança e o calendário

September 23, 2017

Ao longo desses anos percebi o interesse das crianças pelo calendário mensal que eu mesma faço e coloco na sala. Como uma coisa tão simples pode ser tão útil e despertar tanto interesse?

 

Com uma cartolina colorida, divido em retângulos pequenos que completam os 30 ou 31 dias, conforme o mês. A cada mês faço a mesma coisa, mas troco a cor da cartolina para que eles percebam que mudou.

 

Inicialmente a ideia foi uma simples opção para que eles assinassem seus nomes, ou fizessem suas marquinhas (para aqueles que ainda não sabem escrever) para meu próprio controle das sessões. Com o tempo comecei a perceber como eles se dirigiam ao calendário para pensar. Logo após assinarem seus nomes, ficavam olhando, pensando e chegando as suas conclusões. Chamo isso de análise e síntese.

 

Quantas coisas percebi com essa busca espontânea das crianças em querer pensar. São elas:

  • Identificação de datas e tempo;

  • Organização de sua rotina;

  • Identificação dos números;

  • Identificação a regularidade da semana e mês;

  • Identificação de seus compromissos;

  • Sequência dos números num contexto específico;

  • Utilização dos números na vida cotidiana;

  • Entre outros

 

O que posso perceber com o uso do calendário é que ele dá segurança para a criança, pois é um material concreto, visual e de fácil compreensão. Nas reuniões com as famílias sempre indico a construção de um calendário para deixar em casa.

 

Vocês podem reunir a família e construir seu próprio calendário. Nele podem colocar todos os eventos e compromissos da semana das crianças, isso dá autonomia e confiança para que a criança possa fazer sozinha seus compromissos, ou se preparar para ele. Para as crianças que ainda não leem é possível colar figuras ou desenhos que identifiquem as atividades. 

 

Faça seu calendário e depois nos conte como foi!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags