Organização da Rotina


A rotina da família é importante para todos, seguem alguns pontos para que os pais possam refletir:


Organização

Os adultos e as crianças se estruturam melhor com boa organização. É mais fácil para elas entenderem o funcionamento da dinâmica da família se ela souber o que irá acontecer. Saber o lugar das coisas, que horas será o banho, qual o horário de dormir, quando fazer a lição de casa, organizar o material escolar para o dia seguinte, entre muitas outras coisas.


Segurança

A rotina deixa a criança mais segura em relação aos acontecimentos do dia a dia. A falta dela pode trazer ansiedade, medo e insegurança.


Senso de responsabilidade e contribuição nos afazeres da casa

Com uma rotina bem estabelecida vocês desenvolverão o senso de responsabilidade com suas coisas e com as coisas da família. Dividir as tarefas de casa contribui muito com a autonomia da criança. Ela sente-se útil e pai e mãe tem mais tempo para estarem juntos com seus filhos. Dentro da rotina da casa, cada um deve ter a responsabilidade de contribuir com um ambiente saudável e alegre.


Ambiente familiar

Falta de alegria; ambiente carregado de reclamações, pesado; falta de rotina; sentimento de culpa; justificativas de certos comportamentos dos adultos; insegurança da criança; medo do julgamento do adulto. Tudo isso favorece para o ambiente seja negativo. Para melhorar o ambiente em sua casa, comece a sorrir com seus filhos, brinque com eles, faça atividades que divirtam vocês, torne a vida leve e principalmente reflita sobre seu comportamento, pois toda mudança começa por você!


Para a rotina:


Ter horários fixos para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer exercício evita situações de ansiedade e desorientação. "Com uma rotina você fica menos sujeito aos imprevistos do dia a dia, o que diminui o estresse. Além disso, a repetição de comportamentos ou atividades leva ao aprendizado das mesmas, em um grau de expertise. Por exemplo, se você malha quase todos os dias de manhã, com o tempo, verá resultado: os músculos enrijecem, você ganha forma e perde peso. O lado positivo de fazer a mesma coisa sempre é que você se desenvolve nela", explica a psicóloga e master coach Marcia Belmiro.


Não à toa, a repetição costuma ser um meio eficaz de aprendizado. "Você quer ser uma pessoa que ouve mais as outras, então deve repetir o ato de ouvir diariamente, até conseguir enxergar os ganhos com tal comportamento", sugere Belmiro, que aponta a acomodação como o lado negativo da rotina. "O risco é ficar estagnado, fazer sempre as mesmas coisas e não conseguir ir além. É importante fazer, frequentemente, questionamentos e avaliar o que de novo você pode fazer", conclui.


A seguir o passo a passo para vocês criarem e estabelecerem uma rotina:



· Peguem papel e caneta, este será um rascunho.

· Sentem-se em uma mesa para conversarem sobre a rotina de vocês. O objetivo é construir uma rotina saudável para melhorar a vida de vocês. Pense em soluções e deem sugestões.

· Pensem e coloquem no papel, rascunho, o que acham que deve melhorar. Podem escrever se quiserem.

· Não é um momento de acusações, é um momento de ouvir e de chegar a um acordo. Caso vocês comecem a se acusar, parem e revejam o objetivo dessa conversa.

· Escolham quem vai conduzir a conversa, quem será o mediador. Essa pessoa irá anotar as falas de todos, falar suas sugestões.

· Estipulem regras. Na verdade, a rotina nada mais é que regras que vocês devem cumprir para que a casa funcione melhor.

· Depois de conversarem bastante e sugerir mudanças, partam para anotação da rotina no papel. Coloquem também no papel o que acontecerá caso ela não cumpra o combinado.

· O que pode estar na planilha:

a. Horários de banho, lição de casa, tempo para celular, lavar a roupa, jogar o lixo, arrumar o quarto, lavar roupa, tempo de ver televisão, tempo para se divertir em família, tempo para jogarem em família, entre outras coisas.

· O que pode ser sanção:

o Sempre que ela não cumprir um combinado ela perde alguma coisa. Melhor se estiver relacionado com o que ela está fazendo. Por exemplo, se ela demora para ir para o banho porque está vendo televisão, no dia seguinte ela perde o direito de assistir televisão.

o Podem tirar o uso do celular.

· O que ela pode ganhar:

o Um tempo a mais no celular, algumas horas a mais na televisão, passear com o pai, assistir um filme com a mãe, ou qualquer coisa que a deixe feliz, mas cuidar com presentes que envolvam valor em dinheiro, pode dar a impressão que o que ela faz de bom precisa ser comprado e não deve ser, é um dever dela e de vocês respeitarem e conviverem de forma saudável no ambiente familiar.

· Vocês são modelos:

o Vocês ensinam mais por suas atitudes do que pelo que vocês falam. Mostrem que conseguem seguir a rotina e se organizar e será fácil a adaptação. Caso vocês falhem reconheçam seu erro e conversem novamente sobre a rotina e o dia a dia de vocês.



Desejo boa sorte a vocês!

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square