top of page

Uma Mentirinha Não Faz Mal A Ninguém




Nossos desafios como mães começam desde o momento em que nos tornamos mães, ou seja, desde sempre. Podemos fazer cursos, usar livros ou qualquer outro recurso disponível para nos prepararmos para a maternidade. Isso, de fato, ajuda bastante, mas a verdade é que só vamos realmente aprender fazendo, vivendo, sofrendo, "arregaçando as mangas" e encarando essa fase maravilhosa, porém nada fácil e colorida, que é ser mãe.

 

Ao longo desse caminho, algumas de nossas atitudes podem prejudicar a relação com os filhos. Uma delas é achar que, por serem crianças, não vão perceber quando estamos mentindo, que elas não percebem ou não entendem que o que a mãe traz de informação não é a real situação, não é a verdade.

 

A mentira, de fato, é um recurso rápido e que poupa muitas brigas, birras e perguntas para as quais o adulto não está preparado para responder. No entanto, é um dos piores caminhos para o desenvolvimento emocional da criança. A infância é uma das fases de maior aprendizado e desenvolvimento da criança; ela SÓ aprende.

 

Vamos imaginar que você, que está lendo esse texto, seja a criança e que um sorvete no shopping seja o pedido para sua mãe, que por sua vez está fazendo compras, com sacolas na mão. Ela ouve a mãe dizer: "Não, filha, não tenho dinheiro", ou a criança quer aquela pipoca ou churros na saída da escola e a mãe diz: "Isso faz mal à saúde" uma questão incontestável pela criança.

 

A coerência é uma relação de harmonia e conexão entre os fatos. A falta dela deixa qualquer um com uma sensação de dúvida, o que pode causar falta de confiança na relação, e a criança passa a desenvolver a desconfiança em suas relações.

 

Falar a verdade é sempre melhor para as crianças, mesmo que seja difícil no momento. A verdade constrói confiança e respeito mútuos, criando um ambiente onde as crianças se sintam seguras para expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações. Além disso, vocês pais e mães, estão mostrando um comportamento positivo que seus filhos provavelmente seguirão em suas próprias vidas.

 

Portanto, se você acha que uma mentirinha não faz mal a ninguém, as consequências dela podem ser prejudiciais para seus filhos. Apesar das dificuldades que os pais possam enfrentar, é fundamental que se esforcem para manter a coerência em sua fala. Isso não só fortalecerá o relacionamento entre pais e filhos, mas também ajudará as crianças a desenvolverem um senso de confiança no mundo ao seu redor. A verdade é uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos saudáveis e duradouros, e é um presente inestimável que vocês podem oferecer aos seus filhos.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page