Atendimento clínico para crianças

Sessões de psicomotricidade relacional (individuais ou em grupo) para crianças de até 13 anos, que acontecem semanalmente com duração de 1 hora. A brincadeira utiliza o espaço, os objetos e principalmente o corpo para estabelecer relações e proporcionar o prazer de brincar, facilitando o desenvolvimento global da criança.

Orientação Familiar

Orientação Familiar

Reuniões particulares com mãe e/ou pai. Normalmente, o trabalho é feito com o foco em dificuldades específicas da família, do funcionamento em casa. Não é um trabalho terapêutico, a função da orientação familiar é facilitar o dia-a-dia da família, a rotina da casa e os combinados com seus filhos. O brincar em família faz parte desta orientação e tem como objetivo observar a dinâmica familiar, fazer com que pai e mãe percebam onde devem investir e quais são os aspectos a serem investidos no dia a dia da família.

BeaBrincar para a escola

O BeaBrincar tem 6 anos de existência com atuação na área educacional e terapêutica. No trabalho junto às escolas oferecemos diferentes propostas para diagnóstico individual e coletivo, bem como o desenvolvimento das pessoas envolvidas (professores, coordenadores, alunos e suas famílias)

 

Frequentemente, as escolas encontram situações de difícil solução - uma turma desarmonizada, um tema de conflito entre alunos, insatisfação do corpo docente, entre outros. Nosso trabalho auxilia no esclarecimento dessas situações, para que a direção, coordenação e corpo docente estejam seguros e preparados para abordar e resolver o assunto em questão. Nos dias de hoje, neste universo de informações fáceis e rápidas onde as relações são mais raras, nem sempre o grupo se desenvolve de forma satisfatória. É neste ponto que o BeaBrincar pode contribuir.

 

E como fazemos isso? Brincando!

Desenvolvemos uma proposta exclusiva com base na situação relatada pela escola. 

Algumas escolas que atendemos:

 

 

 

Podemos auxiliar de algumas formas:

  • BeaBrincar na Escola

 

Encontros práticos de Psicomotricidade Relacional:

Com os profissionais – vivências para estimular a comunicação, o relacionamento interpessoal, a empatia e outras temáticas conforme necessidade da instituição.

Com as turmas – vivências para resolver conflitos e desenvolver o potencial do grupo. Para resolver problemas específicos de uma turma, fazemos uma sessão única para avaliação do problema apresentado.

         Implantação e acompanhamento da Psicomotricidade Relacional – vivências semanais com as crianças farão              parte da rotina da escola.

  • Avaliação terapêutica na clínica

 

Sessões semanais de psicomotricidade relacional no BeaBrincar para identificar as demandas da criança a serem trabalhadas na escola e na família. Serão aproximadamente seis sessões com a criança e uma sessão com sua família. Reunião com os pais para devolutiva do relatório avaliativo, com dicas e sugestões para a família investir. Uma cópia do relatório será entregue para a escola.

 

  • Orientação familiar

 

Quando o problema familiar se estende além da escola, podemos agendar reuniões no BeaBrincar para análise da situação e encaminhamento.

 

  • Palestras para família e/ou professores

 

Palestras na escola com temas que abordam o universo infantil, familiar e escolar, como:

- Brincar do quê? Brincar pra quê? 

- A importância da rotina na formação de hábitos

- Limite na medida certa

- Relação professor-aluno: a busca pelo aprender.

  • Supervisão escolar

 

Para escolas que já trabalham com a psicomotricidade relacional. Acompanhamento periódico das sessões para garantir um trabalho com excelência e aperfeiçoamento contínuo dos profissionais.

Supervisão escolar e clínica

Ser psicomotricista relacional é atuar no benefício de crianças e adolescentes. É acreditar no potencial de cada um e promover o desenvolvimento integral: o autoconhecimento, a aprendizagem, as relações interpessoais e o fortalecimento emocional.

Com o intuito de aprimorar sua decodificação e suas intervenções no setting, profissionais que atuam no âmbito escolar ou clínico encontram no BeaBrincar a supervisão profissional.