A escolha da escola
Um dos momentos de grande ansiedade principalmente das mães, é o momento da escolha da escola para seus filhos e filhas. Questionamentos surgem sem que necessariamente venham acompanhados de boas respostas. Vou tentar colocar aqui alguns pontos importantes para que sejam pensados e observados na hora da escolha da escola.
Para mim, o principal ponto é que a escola deve ter os valores e ideais que você acredite ser o ideais para a formação de seu filho ou filha. Ele ou ela terão professores, coordenadores, diretores, todo o corpo docente da escola contribuindo para sua educação global.
A criança que vai para a escola vai aprender muito mais que os conteúdos obrigatórios exigidos pelo MEC. Ela vai aprender a fazer amigos, a resolver seus problemas, a enfrentar situações diárias com responsabilidade. A escola deve ser um lugar de relações, relações estas que os acompanharão para o resto de suas vidas.
Procure saber qual é a proposta pedagógica da escola. Segundo a revista nova escola:
“A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional."
Outro ponto importante é o acesso dos pais na escola. Considero adequado que a escola tenha horários que permitam a entrada dos pais na escola, levar e buscar na sala, encontrar os pais dos colegas de seu filho, cumprimentar a professora, olhar os trabalhos de seu filho expostos, entre outras coisas. A escola é um espaço de convivência diária do seu filho, você faz parte desta comunidade escolar, poder partilhar disto é muito importante.
Além disso, outros pontos também precisam ser observados, como:
Limpeza e higiene: em qualquer escola que você for, observe como são os banheiros, os lixos do berçário, a cantina. Se as funcionárias usam tocas na cozinha e seguem as normas da vigilância sanitária.
Número de crianças por turma: Na educação infantil observe se o número de crianças é adequado ao quadro de professores e auxiliares.
Formação dos profissionais: observe se os profissionais são graduados e prontos para assumirem suas funções na escola.
O tempo livre: o tempo que elas brincam é de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizagem na fase da educação infantil. Criança que não brinca não aprende.
Além dessas dicas, fique atenta a seu instinto, quando você sentir que achou, essa é a escola certa para seu filho!
Para saber mais:
Portal do MEC:
Revista Crescer:
Estamos disponíveis para auxiliá-las nesta escolha. Entre no site e mande suas dúvidas!
Boa escolha!