top of page

A escolha da escola


Um dos momentos de grande ansiedade principalmente das mães, é o momento da escolha da escola para seus filhos e filhas. Questionamentos surgem sem que necessariamente venham acompanhados de boas respostas. Vou tentar colocar aqui alguns pontos importantes para que sejam pensados e observados na hora da escolha da escola.

Para mim, o principal ponto é que a escola deve ter os valores e ideais que você acredite ser o ideais para a formação de seu filho ou filha. Ele ou ela terão professores, coordenadores, diretores, todo o corpo docente da escola contribuindo para sua educação global.

A criança que vai para a escola vai aprender muito mais que os conteúdos obrigatórios exigidos pelo MEC. Ela vai aprender a fazer amigos, a resolver seus problemas, a enfrentar situações diárias com responsabilidade. A escola deve ser um lugar de relações, relações estas que os acompanharão para o resto de suas vidas.

Procure saber qual é a proposta pedagógica da escola. Segundo a revista nova escola:

“A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional."

Outro ponto importante é o acesso dos pais na escola. Considero adequado que a escola tenha horários que permitam a entrada dos pais na escola, levar e buscar na sala, encontrar os pais dos colegas de seu filho, cumprimentar a professora, olhar os trabalhos de seu filho expostos, entre outras coisas. A escola é um espaço de convivência diária do seu filho, você faz parte desta comunidade escolar, poder partilhar disto é muito importante.

Além disso, outros pontos também precisam ser observados, como:

  • Limpeza e higiene: em qualquer escola que você for, observe como são os banheiros, os lixos do berçário, a cantina. Se as funcionárias usam tocas na cozinha e seguem as normas da vigilância sanitária.

  • Número de crianças por turma: Na educação infantil observe se o número de crianças é adequado ao quadro de professores e auxiliares.

  • Formação dos profissionais: observe se os profissionais são graduados e prontos para assumirem suas funções na escola.

  • O tempo livre: o tempo que elas brincam é de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizagem na fase da educação infantil. Criança que não brinca não aprende.

Além dessas dicas, fique atenta a seu instinto, quando você sentir que achou, essa é a escola certa para seu filho!

Para saber mais:

Portal do MEC:

Revista Crescer:

Estamos disponíveis para auxiliá-las nesta escolha. Entre no site e mande suas dúvidas!

Boa escolha!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page