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A Organização da Rotina das Crianças


A rotina da família é importante para todos. Esse é um assunto muito comentado e de difícil implementação nos lares. Vou agora colocar alguns pontos para vocês refletirem e depois algumas dicas para que possam inserir no dia a dia de vocês.

Seguem alguns pontos para que os pais possam refletir:


Organização

Os adultos e as crianças se estruturam melhor com boa organização. É mais fácil para as crianças entenderem o funcionamento da dinâmica da família se ela souber o que irá acontecer. Saber o lugar das coisas, que horas será o banho, qual o horário de dormir, quando fazer a lição de casa, organizar o material escolar para o dia seguinte, entre muitas outras coisas.

Um ponto importante para ser refletido por vocês é que “a organização de vocês interfere diretamente na organização das crianças”. Sabendo disso, observe o quanto da falta de organização das crianças não é a SUA falta de organização com as suas coisas também.


Confiança

A rotina deixa a criança mais segura em relação aos acontecimentos do dia a dia. A falta dela pode trazer ansiedade, medo e insegurança.


Senso de responsabilidade e contribuição nos afazeres da casa

Com uma rotina bem estabelecida vocês desenvolverão o senso de responsabilidade com suas coisas e com as coisas da família. Dividir as tarefas de casa contribui muito com a autonomia da criança. Ela sente-se útil e pai e mãe têm mais tempo para estarem juntos com seus filhos. Dentro da rotina da casa, cada um deve ter a responsabilidade de contribuir com um ambiente saudável e alegre.


Ambiente familiar

Falta de alegria; ambiente carregado de reclamações, pesado; falta de rotina; sentimento de culpa; justificativas de certos comportamentos dos adultos; insegurança da criança; medo do julgamento do adulto. Tudo isso favorece para o ambiente seja negativo. Para melhorar o ambiente em sua casa, comece a sorrir com seus filhos, brinque com eles, faça atividades que divirtam vocês, torne a vida leve e principalmente reflita sobre seu comportamento, pois toda mudança começa por você!


Toda mudança começa com o primeiro passo

Lembrem que as mudanças são movimentos que se iniciam com a saída de vocês da zona de conforto. É o novo que está chegando para melhorar o ambiente familiar, mas nem sempre esse novo é aceito com facilidade e agilidade. As crianças podem resistir, vocês podem desanimar, mas lembrem que isso é normal e sigam firmes no propósito de vocês!


Veja o que a psicóloga Márcia Belmiro fala sobre isso:


Ter horários fixos para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer exercício evita situações de ansiedade e desorientação. "Com uma rotina você fica menos sujeito aos imprevistos do dia a dia, o que diminui o estresse. Além disso, a repetição de comportamentos ou atividades leva ao aprendizado delas, em um grau de expertise. Por exemplo, se você malha quase todos os dias de manhã, com o tempo, verá resultado: os músculos enrijecem, você ganha forma e perde peso. O lado positivo de fazer a mesma coisa sempre é que você se desenvolve nela", explica.


Não à toa, a repetição costuma ser um meio eficaz de aprendizado. "Você quer ser uma pessoa que ouve mais as outras, então deve repetir o ato de ouvir diariamente, até conseguir enxergar os ganhos com tal comportamento", sugere Belmiro, que aponta a acomodação como o lado negativo da rotina. "O risco é ficar estagnado, fazer sempre as mesmas coisas e não conseguir ir além. É importante fazer, frequentemente, questionamentos e avaliar o que de novo você pode fazer", conclui.


A seguir o passo a passo para vocês criarem e estabelecerem uma rotina:


1. Tenham disponível uma cartolina, ou folha de papel sulfite, lápis, canetinhas e figuras se as crianças ainda não souberem ler/escrever. Este será o lugar onde vocês deixarão registradas as regras.

2. Façam uma reunião familiar – desliguem televisão, celular, jogos eletrônicos e estejam todos com foco na reunião. Importante participar desta reunião todos os envolvidos na rotina, pai, mãe e filhos.

3. Expliquem o motivo da reunião (objetivo de melhorar o relacionamento diário da família) e perguntem “O que, na opinião de vocês, precisa melhorar aqui em casa?” e permitam que eles falem a respeito. Eles devem se posicionar e fazer reflexões sobre as situações em que eles estão inseridos.

4. Pensem sobre as situações mais difíceis na rotina da casa – são essas que merecem maior atenção. Podem anotar em um papel rascunho.

5. Não é um momento de acusações, é um momento de ouvir e de chegar a um acordo. Caso vocês comecem a se acusar, parem e revejam o objetivo dessa conversa.

6. Pensem no modelo que vão escolher para fazer as regras e colocá-las no papel. O Canva tem vários modelos para se basear, escolham o que melhor se adaptam a vocês.

7. As regras devem ser com base nesses pontos. Agora é só registrar no papel.


Reforço e recompensa:

Os comportamentos podem mudar conforme os combinados escritos no quadro de rotina, caso eles cumpram, podem ser recompensados com algo que eles gostam muito. Vejam as sugestões a seguir:


O que pode estar na planilha:

· Horários de banho, lição de casa, tempo para celular, lavar a roupa, jogar o lixo, arrumar o quarto, lavar roupa, tempo de ver televisão, tempo para se divertir em família, tempo para jogarem em família, entre outras coisas.


O que a criança pode ganhar

· Cozinhar com a mãe ou pai, passear com o pai, assistir um filme com a mãe, jogar, brincar, um tempo a mais no celular ou na televisão ou qualquer coisa que a deixe feliz, mas cuidar com presentes que envolvam valor em dinheiro, pode dar a impressão que o que ela faz de bom precisa ser comprado e não deve ser, é um dever dela e de vocês respeitarem e conviverem de forma saudável no ambiente familiar.



Vocês são modelos

· Vocês ensinam mais por suas atitudes do que pelo que vocês falam. Mostrem que conseguem seguir a rotina e se organizar e será fácil a adaptação. Caso vocês falhem reconheçam seu erro e conversem novamente sobre a rotina e o dia a dia de vocês.


Sugestões:

Usem cores diferentes para ressaltar o que acham mais importante;

As crianças são muito criativas, deixem que se envolvam, que perguntem, que desejem construir juntos;

Coloquem junto com as regras as consequências do que eles cumprirem e do que não cumprirem; normalmente o que eles perdem é o que eles deixaram de receber por não cumprirem;

Eles precisam se envolver, pois será mais fácil de cumprir;

Podem colocar um espaço para que eles identifiquem quando cumpriram e quando não cumpriram os combinados – uma carinha feliz, uma carinha triste;

É um quadro que pode ser avaliado e reavaliado conforme a percepção de vocês, nem sempre o que pensamos que vai funcionar, funciona mesmo. Nesse caso reconstrua as regras com eles;

Uma vez por semana se reúnam novamente para discutir o quadro de regras e tirar as que já foram integradas, inserir outras que se fazem necessárias e conversar sobre as dificuldades de cada um;

Se precisar façam outro;

Boa sorte!

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