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Além Das Competências Cognitivas

Gráfico de um estudo realizado em 2006 para entender quais habilidades seriam majoritariamente esperadas pelos empregadores para um acesso maior aos postos de trabalho do futuro.


“O Jovem quer uma escola que caiba na vida”


À Luz de Mozart Neves Ramos, Pernambucano, especialista em educação, autor de vários livros e diretor de articulação e inovação do Instituto Airton Senna desde 2014, segue a reflexão abaixo:

“Construir experiências inovadoras capazes de inspirar políticas educacionais e práticas de ensino articuladas com os desafios dos tempos atuais, caracterizados por mudanças não mais lineares e sim exponencias, em função das constantes descontinuidades tecnológicas, vai exigir cada vez mais uma atuação colaborativa entre os diversos atores envolvidos no processo educacional.

A vida demandará das pessoas, não só no campo profissional, mas também no social e no pessoal, uma formação que vá além das competências cognitivas. Exigirá mais do que nunca um desenvolvimento pleno, de modo que elas possam realizar escolhas com autonomia e conquistar realizações ao longo da vida.

Essa é a perspectiva que orienta o conceito de Educação Integral. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz que “independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com a qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagem sintonizadas com as necessidades, as possibilidades, e os interesse dos alunos e, também, com os desafios da sociedade contemporânea, de modo a formar pessoas autônomas, capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas”.

É preciso colocar o aluno no centro do processo e construir estratégias para que ele possa aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a ser. Esses são os quatro pilares da Comissão Internacional sobre Educação para o Século 21 da ONU e da UNESCO.

No que tange aos conhecimentos mais tradicionais, não há dúvida de que ainda é preciso superar muitos desafios educacionais básicos – como os relacionados à alfabetização e à aprendizagem dos conteúdos curriculares tradicionais -, mas também devemos reconhecer que a escola deve se voltar para habilidades de colaboração, persistência, pensamento crítico, criatividade e determinação com a mesma intencionalidade. É esse alinhamento, na base curricular, entre tais habilidades, conhecidas como socioemocionais, e aquelas denominadas cognitivas que constituem o que chamamos de uma Educação Integral para um desenvolvimento pleno. Em outras palavras, entendemos que a Educação Integral se faz por meio do desenvolvimento de competências que combinem aspectos cognitivos e socioemocionais, possibilitando aos estudantes capacitarem-se para o autoconhecimento, colaboração, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico, a abertura para o novo e a responsabilidade no alcance dos seus objetivos.

Quando aspectos socioemocionais recebem atenção de práticas educativas de modo intencional, os efeitos são muito positivos em termos não só de aprendizado escolar, mas também de preparação para a vida futura. O primeiro passo para garantir o sucesso quanto à intencionalidade é estabelecer as competências a serem priorizadas no processo educacional. Apenas a partir de um norteador comum, sobre qual a escola quer formar e de como ele pode se valer de suas habilidades para ter uma formação plena, a oferta educacional terá intencionalidade e efetividade.

Levar essa perspectiva ao dia a dia das escolas e redes de ensino de maneira estruturada e intencional requer inovações não só na estrutura curricular e nas políticas educacionais, mas também na formação de professores e nas práticas pedagógicas a serem empregadas em sala de aula."

E depois dessa leitura, fica o desafio de pensarmos juntos sobre como incluir de forma intencional habilidades e competências socioemocionais em nossa escola, em sala de aula.


Fonte:

Ramos, Mozart Neves – Sem educação não haverá futuro: uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século 21/ (textos) Mozart Neves Ramos – São Paulo: Moderna, 2019.


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